Coleções em destaque

por João Luiz Vieira

Alguns highlights da Cinemateca Brasileira, para além de seu acervo de películas nacionais e estrangeiras que compreende mais de 250.000 rolos de filmes:

Documentação e materiais correlatos

Filmografia brasileira com informações sobre aproximadamente 42.000 títulos, compreendendo todos os períodos do cinema brasileiro desde 1897 até hoje. Um acervo composto por livros, periódicos, catálogos, dissertações, teses, folhetos. Expressivo conjunto de cartazes, fotos de cena, divulgação, eventos e personalidades do cinema brasileiro e estrangeiro.

Arquivo Paulo Emílio Salles Gomes (1916-1977)

Conjunto documental que registra momentos da vida e da obra de Paulo Emílio em suas diversas atividades como militante político, pesquisador, crítico, professor, como conservador-chefe da Cinemateca Brasileira e atividades relacionadas à FIAF.

Ana Maria Magalhães; Tarcísio Meira

Arquivo Glauber Rocha (1939-1981)

Roteiros, desenhos, correspondência, textos inéditos, cartazes, fotografias, catálogos nacionais e internacionais sobre sua obra, somando mais de 2.500 documentos..

Grande Otelo; Eliana

Arquivo Atlântida Cinematográfica (1941-1983)

Roteiros de filmes de ficção em longa e curta-metragem, pautas e cadastros de cinejornais,  correspondência, press releases de filmes, livros, periódicos, recortes de jornais sobre a empresa e seus filmes, cartazes, fotografias, equipamentos cinematográficos, memorabilia, documentação legal sobre a criação da empresa, incluindo diversos outros materiais do Grupo Severiano Ribeiro e sua rede de salas exibidoras (plantas arquitetônicas, fotos e folhetos de programação das salas de cinema). 

.

Arquivo TV Tupi (1950-1980)

Acervo audiovisual jornalístico do primeiro canal de televisão brasileiro, com mais de 125 horas de imagens históricas provenientes de variados telejornais da época, como o Repórter Esso, entre outras. 

Embrafilme
(1969-1990)

Conjunto documental referente à política estatal de desenvolvimento do cinema brasileiro em todas as suas áreas (produção, distribuição, comercialização e difusão de filmes, promoção do cinema brasileiro no exterior, preservação, atividades culturais e de formação, entre outras).

CONCINE
(1966-1990)

Conjunto de documentos referentes ao controle, fiscalização, normatização e legislação das atividades cinematográficas no Brasil.

Para além dos acervos documentais de sua fabulosa coleção, a Cinemateca Brasileira contribuiu para a ampliação do conhecimento da filmografia de Fritz Lang a partir da descoberta em seus arquivos, em 1986, de duas obras do diretor consideradas perdidas: Corações em luta (Die vier um die frau, 1921) e Depois da tempestade (Das wandernde bild, 1920).



<span>%d</span> bloggers like this: